sexta-feira, 11 de março de 2011

A consagrada tragetória da Yamaha Ténéré

A Yamaha XT Ténéré sempre foi uma moto que eu adoro,principalmente a sua versão Super 750,Ténéré é uma região desértica no centro sul do Deserto do Saara. O nome Teneré vem da linguagem tuaregue, significando "deserto" e, tal como o Sahara, a palavra árabe para "deserto", a palavra é usada para se referir à região. Compreende uma vasta planície de areia estendendo-se desde o nordeste do Níger ao oeste do Chade, ocupando uma área de 400.000 km²,Ténéré é também conhecido pela Árvore do Ténéré, considerada a árvore mais isolada do mundo. só que para nós amantes de motocicletas Téneré significa aventura em duas rodas!Criada em 1983 a Yamaha Ténéré surgiu primeiro com um motor de 1 cilindros, 4 tempos, refrigerado a ar; comando no cabeçote, 4 válvulas. Diâmetro e curso, 95 x 84 mm. Cilindrada, 595 cm³ e 42 cv a 6.500 rpm. Torque máximo, 5,1 m.kgf a 5.500 rpm. Um carburador; partida elétrica a Ténéré começava a escrever sua trajetória...
foi a primeira moto 4 tempos da Yamaha dando um enorme passo na tecnologia das motocicletas

Essa XT600Z Ténéré rapidamente ganhou seguidores devotos nos países europeus, foi a motocicleta base para um crescente número de pilotos participando no Rali Dakar,A partir de 1981, o Rali Dakar começou a ser organizado pela FIA/FIM e cresceu para o status de uma corrida de aventura de classe mundial com um número crescente de inscrições e envolvimento de várias montadoras do mercado automobilístico.
Consequentemente, com o passar dos anos se tornou uma corrida mais rápida e competitiva. Naquela época, a Yamaha Motor respondeu à solicitação de seu distribuidor Sonauto e o grupo de desenvolvimento de modelos de produção desenvolveu máquinas para o Rali Dakar. As tecnologias ganhas com aquele projeto foram usadas nos modelos de produção que a Yamaha lançou

Essa utilização de tecnologias foi resultado de um projeto que começou quietamente ao final de 1987. Foi um projeto para desenvolver um novo modelo de produção com um maior potencial para performance de alta velocidade no deserto e o modelo resultante foi o XTZ750 Super Ténéré,Seu protótipo foi revelado pela primeira vez no Salão da Motocicleta de Paris em 1988, com um motor de dois cilindros em linha de 4 tempos com refrigeração líquida com um intervalo de virabrequim de 360 graus montado em um quadro baseado em tecnologias da motocicleta de fábrica do Rali Dakar e o tipo de funcionalidade exigida em rali no deserto. É claro que ela também supria as demandas de desempenho em estradas pavimentadas e de terra quando foi lançada como modelo de produção em massa em 1989. Esse foi o modelo que verdadeiramente colocou o sonho de correr no Rali Dakar ao alcance de muito mais pilotos.


Moto da qual eu particularmente adoro,Nunca uma fábrica foi tão feliz em combinar esportividade com versatilidade. Esta é a síntese da Yamaha XTZ 750, mais conhecida como Super ténéré, uma mastodôntica trail destinada basicamente à estrada, onde pode atingir até 200 km/h. É a mistura perfeita entre a geração de motores de cinco válvulas com a maneabilidade do quadro on-off road.
Como é uma das mais admiradas motos de uso misto, a Yamaha XTZ 750 Superténéré, que saiu de linha em 1998 deixando uma legião de fãs desolados! Inclusive eu!




em 2008. Pegando o modelo XT660R lançado em 2004 com um motor de injeção eletrônica de 4 válvulas, 4 tempos com refrigeração líquida como base, essa versão incluía um tanque de combustível de 23 litros e peças especiais do exterior e reascendeu o sonho de pilotagem de aventura no coração de muitos pilotos, ganhando popularidade com mais seguidores,assim nasce a Yamaha Ténéré 660,junto a ela voltaram novas fases da Ténéré,agora tambem com um motor menor sua irmã de 250 cilindradas


E recentemente venho para o Brasil a versão mais "nervosa da tão consagrada Ténéré,
A nova Yamaha XT 1200 Super Ténéré,com um motor 4 tempos de 2 cilindros em paralelo, inclinado para a frente , 4-válvulas, injecção electrónica de combustível, 2 velas por cilindro refrigeração liquida a nova super ténéré promete ser monstruosa



A Ténéré é uma moto multi estradeira,eu costumo dizer que ela é um trator rsrs,pode ser utilizada em qualquer terreno,ela se comporta muito bem,nos casos das Supers o desempenho velocidade tambem é muito bom,realmente é uma moto que vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário